O acasalamento dos gatos apresenta algumas particularidades. Quando a fêmea entra no cio e encontra o macho, ambos começam a se cheirar para se conhecer. Após um tempo, se a fêmea estiver realmente pronta (no cio), ela irá fazer movimentos característicos para o macho ("rebolar"), para que finalmente se concretize o acasalamento.
Se o acasalamento deu certo, ou seja, a fêmea for fecundada, ela apresentará os famosos e conhecidos sinais de gravidez. A gata engordará, seus mamilos ficarão vermelhos e salientes além do que, ela não entrará no cio novamente até o parto.
É importante lembrar que a duração da gestação das gatas é de, aproximadamente, 9 semanas e que durante este período alguns cuidados especiais podem trazer mais tranqüilidade e saúde para a gata e sua ninhada. Dentre estes cuidados estão a alimentação de filhote para a mãe a partir da 5a. semana de gestação e oferecer um lugar separado para a gata parir, pois ela geralmente faz tudo sozinha apesar de que é importante sempre estar atento caso haja alguma complicação na hora do parto.
domingo, 31 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário